Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

quinta-feira, 20 de março de 2014

Seminário | Great Assistants: Working beyond [your] borders


No passado dia 11 de março, decorreu, no Auditório da Universidade Europeia, o seminário “Great Assistants: Working beyond [your] borders”, organizado pelas alunas da licenciatura de Secretariado e Comunicação Empresarial e inserido na semana temática ECSEllence Week.
 
A Dra. Susana de Salazar Casanova, Coordenadora da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, abriu o seminário, salientando as potencialidades da profissão e a importância que a internacionalidade assume nos dias de hoje.

Nesse sentido, as Presidentes de Associações Internacionais de Secretariado (Brasil, Uruguai, Cabo Verde, África do Sul, Índia, Finlândia, Chipre e Espanha), bem como as duas Associações de Portugal — CPS e ASP — contribuíram com o seu testemunho, reforçando o papel preponderante desta profissão.
 
Em seguida, assistimos a uma entrevista conduzida pela finalista Andreia Gonçalves à Dra. Inês Valentim — ex-aluna de SCE da Universidade Europeia e atualmente assessora numa sociedade de advogados —, que nos falou das dificuldades sentidas no seu dia a dia e de como se sentiu bem preparada quando ingressou no mundo do trabalho, referindo que recorda com frequência alguns dos conselhos dados pelos professores da licenciatura. A Dra. Inês Valentim realçou ainda o crescimento pessoal que a sua experiência enquanto estudante do programa Erasmus lhe proporcionou.

Seguiu-se o testemunho da Dra. Mafalda Batista, também ex-aluna desta licenciatura, atualmente assessora no Fundo Monetário Europeu, no Luxemburgo. Numa apresentação por vídeo, esta ex-aluna proporcionou-nos uma curta “visita guiada” por este país e contou como ingressou naquela instituição, explicando a importância de dominar várias línguas estrangeiras, e deu ainda alguns conselhos para quem deseja uma “aventura” fora de Portugal.

A internacionalidade continuou a ser discutida, desta vez com a intervenção da Dra. Sandra Teixeira, secretária comercial na Werfen Group, que esteve em Angola em 2009, aquando da inauguração de um hotel para receber os participantes do CAN 2009. Esta convidada deu conselhos úteis para quem quiser ingressar numa aventura além-fronteiras e falou-nos da realidade angolana, enquanto mercado de trabalho.

A palestra seguinte ficou a cargo da Dra. Celma Pereira, Secretária da Embaixada da Áustria, que realçou que o facto de dominar, entre outras línguas, o alemão foi determinante para conseguir este emprego e referiu que ser secretária implica também ser gestora.

O seminário continuou com um momento de descontração, com a visualização de um vídeo intitulado “Cultural slip-ups”, realizado pelas alunas finalistas de SCE, que mostrava, com bastante sentido de humor, aspetos a ter em conta em diferentes culturas.

E, numa profissão dominada maioritariamente por mulheres, ouvimos o Dr. Pedro Teotónio Albuquerque, assessor no Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, que nos relatou a sua experiência, numa entrevista conduzida pelo estudante de segundo ano da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, Tiago Mesquita Ferreira, e pela Dra. Susana de Salazar Casanova. O Dr. Pedro Albuquerque salientou a relevância de falar e escrever bem português e de ter uma cultura geral abrangente, assim como a capacidade de um profissional de área de secretariado saber gerir conflitos e dominar o protocolo.

Seguiu-se uma interessante palestra da Prof.ª Doutora Paula Quaresma Carvalho sobre o papel de destaque que a língua portuguesa assume a nível mundial, em áreas fulcrais como a educação e a economia, estando a afirmar-se, cada vez mais, como uma língua de comunicação.

Antes de terminar o evento, pudemos ainda assistir a uma surpresa que a delegada do terceiro ano da licenciatura preparou para as colegas, dando lugar a um momento de emoção.

O encerramento deste evento coube ao Senhor Reitor Tawfiq Rkibi, que referiu o seu  apreço por este curso, do qual foi coordenador executivo até ao final do ano passado, e que recordou o facto de a empregabilidade rondar os 100%.

Em suma, foi um serão bastante agradável, em que se debateu o secretariado e a assessoria como uma profissão abrangente e desafiante.

Carla Victoriano (aluna do 1º ano da licenciatura em SCE) e Joana Serafim (docente de Técnicas de Comunicação e de Expressão | Universidade Europeia)

Sem comentários:

Enviar um comentário