Universidade Europeia: www.europeia.pt  |  Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial: http://bit.ly/sce_ue

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Testemunho | Mafalda Baptista

Regressar ao Ensino Superior

Em 2013 faz, precisamente, 20 anos que entrei pela primeira vez numa instituição de Ensino Superior, para frequentar uma Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães. Volvido todo este tempo, concluo o 3.º ano da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial do ISLA Campus Lisboa, agora Universidade Europeia.

Muitos questionam-me o porquê de voltar aos bancos da faculdade, sobretudo depois de tanto tempo; outros perguntam-me o porquê desta licenciatura. Na realidade, esta opção foi o resultado de distintos fatores que pesaram na minha decisão. Considerei a localização, o tempo de deslocações entre o emprego e a faculdade, os horários, os custos envolvidos, o ambiente que se sentia no campus, os conteúdos programáticos, além de dois pontos que destaco e passo a explicar.

Sou Secretária desde 1999, tendo passado por várias etapas, desde Assistente Administrativa, Secretária Júnior, Secretária de Direção, Secretária de Gerência a Personal Assistant. Ao longo desta jornada senti que necessitava de afirmar e valorizar a minha experiência e os conhecimentos adquiridos na prática, através de uma licenciatura. Era necessário comprovar perante os demais que a função que exerço, que as tarefas que me são atribuídas e o meu desempenho diário têm o mesmo peso e responsabilidade do que as de um Engenheiro, um Professor, um Advogado ou qualquer outro profissional. Felizmente, começamos a assistir, pouco e pouco, a uma mudança na forma de encarar esta profissão, quer devido à crescente globalização e uniformização de processos, quer na mentalidade daqueles que nos rodeiam.

Para esta escolha contribuiu também fortemente o prestígio e a longa tradição associados à licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial do ISLA-Lisboa, assim como a sua alta taxa de empregabilidade pós-licenciatura.

Mas não só o atrás mencionado foi determinante ao escolher esta licenciatura. Pretendia adquirir novos conhecimentos em áreas com que nunca havia tido contacto, como por exemplo Gestão Financeira, Marketing, Comunicação Empresarial, só para mencionar algumas. Queria obter informações inovadoras e atuais, aprender novas técnicas e ferramentas que me ajudassem no meu dia a dia, adicionassem valor ao meu desempenho profissional e me distinguissem qualitativamente dos meus pares.
 
Passados três anos, olho para trás e ultrapassados diversos obstáculos como o cansaço, a escassa vida social, o andar sempre a correr de um lado para o outro, sem tempo para uma refeição decente (maiores intervalos este último semestre trouxeram uma melhoria significativa às nossas vidas) e nem sempre conseguir atingir o grau de eficiência que pretendia quer no emprego quer nas aulas, estou segura que ambos os pressupostos que me levaram à escolha desta licenciatura irão ser concretizados na íntegra:
  • esta licenciatura merece tanto respeito e admiração como qualquer outra, porque na maioria das organizações o Secretariado é a coluna vertebral que ajuda a sustentar e a trilhar/operacionalizar os caminhos definidos pelas chefias que assessoramos.
  • sem dúvida que a licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial me trouxe maior autoridade e segurança a nível profissional, como complementa e enriquece o meu conhecimento.
Mafalda Baptista (Finalista) 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário